Salute, nação barbuda. Depois de seguidas ameaças de guerra iminente, na manhã do último dia 24 de fevereiro, todos nós, membros da Bearded Villains, acordamos com a notícia preocupante de um cenário global mais tenso. Cumprindo os piores temores mundiais, a Rússia, com bombardeios aéreos e tropas terrestres, invadira a Ucrânia através da região separatista de Dombass e da nação vizinha, Belarus. Conflito político rapidamente escalonado de situação militar para uma nova crise humanitária e que, desde o seu início, já ameaçava por em risco diretamente alguns dos principais núcleos da BV Internacional no leste europeu, o Chapter russo, o Chapter ucraniano e o Chapter belarusso.
Nas duas semanas que se seguiram, a crise europeia teve sérios desdobramentos nos três países e em seus Chapters nacionais. No território ucraniano, epicentro do combate, uma lei marcial baixada pelo governo decretou que todo homem entre 18 e 60 anos, com ou sem treinamento militar, estava proibido de deixar o país e se encontrava passível de ser convocado a lutar. Dentre os russos, com a reação de grupos civis em protesto contra o governo, as redes sociais foram acusadas de censurar conteúdo que se manifestava pró Rússia e passaram a ser bloqueadas ou restringidas. Mesmo em Belarus, ainda oficialmente fora do combate e palco da maioria das negociações para o cessar fogo, a população passou a temer a entrada na guerra e a viver dias mais sombrios.
Em busca de mais informações sobre a situação dos nossos irmãos no leste europeu, e apesar de toda a tensão na região, nós conseguimos na quinta-feira, dia 10 de março, através do nosso irmão Raphael Marshall (@somosmarshall), falar com Aram “Jamal” Haramov e Nicolay “Nick” Truhanenko. Respectivamente, os Capitães dos Chapters Ucrânia e Belarus da Bearded Villains.
Capitães, talvez esse seja primeiro contato de muitos membros da BV Brasil com ambos. Infelizmente, nesse momento difícil. Vocês poderiam fazer uma rápida apresentação?
JAMAL: Saudações a todos. Todo mundo me conhece como “Jamal”, esse apelido está comigo desde a universidade. Tenho 37 anos e um filho. Moro no belo país da Ucrânia, na cidade de Dnipro. Antes do início da guerra, trabalhei na produção de poliuretano junto com nosso irmão Dmitry (@barber_dmytr_bv). Em 2021, eu e outros 6 irmãos fundamos o Chapter Bearded Villains Ucrânia, onde sou Capitão. Obrigado a @nicolay_truhanenko e @fab_fermeture pela ajuda!
NICK: Meu nome é Nick e tenho 31 anos. Sou membro do BV desde 2017. No momento, sou o Capitão do Chapter bielorrusso da Bearded Villains.
Vocês e suas famílias estão em segurança?
JAMAL: Juntei-me ao destacamento de defesa da cidade e considero meu dever defender a Ucrânia e seus habitantes. Meu filho, que tem 5 anos, agora está com a avó em outra cidade. Espero que seja mais seguro lá. Eu o amo loucamente, ele me dá esperança para a vida. Meu filho é meu sol!
NICK: No momento, todos os meus familiares estão livres, mas nenhum deles pode se sentir seguro no país… A ditadura atingiu tudo.
Como foi acompanhar a escalada das tensões que levaram até a guerra, o início da ação militar já era esperada?
JAMAL: Tudo aconteceu inesperadamente. Na noite de 23 de fevereiro, todo o país foi dormir pacificamente e, já em 24 de fevereiro às 5 da manhã, a Rússia lançou ataques com foguetes em todas as principais cidades da Ucrânia. Foi repentino e o povo da Ucrânia não estava pronto para a guerra.
NICK: Nenhum de nós esperava que a Rússia atacasse a Ucrânia… Foi um grande choque… Lukashenko apoiou Putin nesta guerra. O povo da Bielorrússia é contra e ninguém quer, mas o ditador, infelizmente, tem poder sobre o exército…
Vocês têm recebido notícias dos outros membros dos seus Chapters?
JAMAL: Nos primeiros dias da guerra, alguns irmãos foram servir no exército, alguns irmãos estavam preocupados. Ligamos um para o outro todos os dias e nos apoiamos. Todos os irmãos estão vivos!
NICK: Alguns irmãos da BV Belarus deixaram o país, alguns ficaram e alguns estão tentando sair. É difícil fazer isso agora. Os irmãos da BV Ucrânia estão constantemente em contato conosco e estamos tentando ajudá-los.
Qual a situação atual do conflito nas suas regiões?
JAMAL: Hoje, na minha cidade, a situação é calma. Você pode ouvir o som das sirenes e muitas pessoas vivem em um abrigo antiaéreo.
NICK: Muitos temem que a Bielorrússia entre oficialmente na guerra e então a mobilização total seja introduzida… Ninguém quer lutar contra nosso povo irmão.
O que vocês pretendem fazer daqui por diante?
JAMAL: Desde 24 de fevereiro, eu e muitos de nossos irmãos perdemos o emprego. Agora nosso “trabalho” é defender a Ucrânia, proteger a população civil e nossas famílias. Ajudar uns aos outros o máximo que pudermos.
NICK: Tive que deixar o país, deixando tudo… Agora na Polônia, estou tentando recomeçar minha vida…
Capitães, muito obrigado pelo tempo os dois nos cederam. Para encerrar, vocês tem algumas palavras para os ucranianos que estão vivendo essa terrível situação?
JAMAL: Quero expressar minhas condolências às famílias e amigos daqueles que morreram nesta terrível guerra! Quero desejar aos cidadãos da Ucrânia paciência e paz, temos certeza de que tudo terminará em breve e a Ucrânia estará segura. Quero agradecer a todos os irmãos do mundo por seu apoio e ajuda aos irmãos ucranianos e ao povo ucraniano. Mil palavras não são suficientes para expressar nossa gratidão a todos que nos apoiam nesses dias difíceis. Eu realmente mais uma vez me convenci de que a Bearded Villains é uma Irmandade, isso é uma família!!! Obrigado @beardedvillains e todas as pessoas pela ajuda!!! Glória à Ucrânia!!! Glória aos heróis!!!
NICK: Ao povo ucraniano e aos irmãos do Chapter ucraniano, quero dizer: “A verdade é sua. Você vencerá. Glória à Ucrânia”.
Para essa mesma conversa que tivemos com os representantes dos Chapters Ucrânia e Belarusso, Dimitriy Ovchinnikov, Capitão Chapter Rússia também foi convidado a participar. Mas, em função do contexto, compreensivelmente preferiu apenas demonstrar solidariedade e se pronunciar através da nota “Nossa irmandade é apolítica. E eu não quero tocar nestas questões.” Para contextualizar, nos cabe ressaltar que, o perfil oficial do Chapter Rússia no Instagram, foi o primeiro da Bearded Villains Internacional a se posicionar contra o conflito na Ucrânia. No feed de 24 de fevereiro, mesmo dia do primeiro bombardeio russo, a BV Rússia postou “Em resposta às perguntas frequentes para nós. Nossa posição – Somos contra qualquer guerra. Onde quer que aconteça. Inclusive contra a guerra com a Ucrânia! Somos pela paz mundial. Por tudo de bom e contra tudo de ruim.”
Enquanto completamos quase 20 dias decorridos desde o início do conflito, a guerra na Ucrânia ostenta marcas alarmantes de milhares de refugiados, elevados índices migratórios para busca de refúgio, riscos crescentes à população civil e negociações de paz perigosamente lentas. Por nosso lado, de dentro da Irmandade, a Bearded Villains não esteve alheia à crise.
Além de uma inédita mensagem de apoio, mencionando um conflito político, postada no perfil da BV pelo Presidente e Fundador da BV, Von Knox, “Não à guerra. A solidariedade e o apoio ao @beardedvillainsukraine são altos e claros de toda a nossa irmandade. Por favor, cuidem uns dos outros, irmãos, e fiquem seguros. A Bearded Villains Worldwide está com você @beardedvillainsukraine. Devemos ver através dos olhos BV e nos apoiarmos.“, datada de 25 de fevereiro, dia seguinte à invasão russa, barbudos de todo o mundo se posicionaram em suas redes sociais e iniciaram mobilizações de ajuda. Incluindo aí, dois leilões virtuais, nos dias 27/02 e 05/03, para levantar fundos de apoio e doações.
Como Chapter tradicionalmente atuante nas questões solidárias e sociais, a Bearded Villains Brasil se coloca contra qualquer evento onde os mais prejudicados são sempre os mais vulneráveis e, por isso, também pede:
OBS.: Essa matéria utilizou traduções livres de postagens e declarações em inglês. Todos os conteúdos originais, com exceção das entrevistas, se encontram mencionados em imagens ou disponíveis para consulta nas redes e datas citadas.
_______________________________________________________________
Sobre a Bearded Villains Brasil:
Reunidos em 165 Chapters e presente em 36 países nos cinco continentes, a Bearded Villains é a maior irmandade filantrópica de barbudos no mundo. Em nosso país, seguindo os valores fundamentais de apoio à comunidade local, trabalho voluntário e eventos de caridade da BV Internacional, a Bearded Villains Brasil é o Chapter nacional mais antigo. Em atividade desde novembro de 2015, dividimos com nossos dois outros Chapters Irmãos, BV Centro Oeste e BV São Paulo, os mesmos princípios de promoção da ética, paz, cidadania e direitos humanos.