SALUTE, nação! Por aqui em nossas bandas do Atlântico, muito embora alguns homens já tenham um entendimento maior de sua responsabilidade como pais, a cultura normalmente atribuiu, em primeiro lugar, às mulheres o cuidado principal com os filhos. Felizmente durante as últimas quadras da História, marcadas pela maior busca por igualdade entre gêneros e o surgimento de novas configurações de famílias, mais e mais homens começam a manifestar a vontade de uma vivência de paternidade mais presente e plural.
Seguindo daí, a campanha de DIA DOS PAIS 2024 da BV BRASIL resolveu esse ano trazer exemplos de PATERNIDADES MÚLTIPLAS e PRESENTES, de barbudos que aceitaram o desafio de serem pais e de pais que souberam ocupar seu lugar na vida dos filhos. Começando pelo domingo, 11 de agosto, DIA DOS PAIS, a matéria especial deste mês convidou para uma conversa sobre o universo paterno nosso irmão e Loyal WILL MINEIRO, filho de outro barbudo muito especial, CASSIO MARTINS.
Mas, como homens e PATERNIDADE são dois temas sempre muito próximos, o BOLETIM BVBR AGO’24 segue na mesma toada, trazendo mais histórias de paternidades diversas trazidas diretamente das experiências dos nossos barbudos.
“Ser pai é uma loucura! É um turbilhão de sentimentos e sensações, um sentimento inigualável que jamais pensei sentir tão profundamente. Não vou romantizar ou dizer que paternidade é um mar de rosas, pois não é. Por mais que você diga para o seu filho que sempre estará ali para o proteger de tudo e de todos, sabemos que isso não é uma verdade absoluta. Mas acho que o fato é tentar fazer eles entenderem que esse é o nosso real sentido ou sentimento. Querer que nada os afete ou que aconteça coisas ruins com eles. Falar do que é ser pai para mim é falar de algo que nunca vivi na vida e que tento ser o mais próximo possível, dar a ele tudo aquilo que não tive ou vivi. Preciso está perto, sentir o seu abraço, fazer carinho no seu cabelo, dizer que amo. Fazer ele viver esses momentos que nunca vivi é mágico! Dar a ele o que nunca tive (e não é sobre coisa material).”
WESLEY “BABU” SILVA, PAI DO NOAH.
“Sempre sonhei em ser pai e não sei o por quê, mas sempre soube que seria pai de alguma criança atípica. E não foi diferente, entretanto, a vinda do meu filho foi conturbada, pois ele ficou 22 dias na UTI, tomando inúmeros medicamentos e sem muita esperança de melhora. Soubemos uma vez que os profissionais não tinham muitas esperanças, que talvez ele não fosse conseguir, pois seu estado era grave. No entanto, foram todos surpreendidos com sua força de vontade e mesmo com tantos medicamentos e exames, ele lutava, guerreiro desde novo, travando cada batalha e sendo vitorioso em todas elas. E agora aqui, quase 7 anos depois, resultado de cada vitória, travando novas batalhas, vencendo uma a uma. Ter meu filho é minha maior alegria e ser pai abriu meus olhos para o verdadeiro sentido da palavra felicidade, me mostrou o valor das pequenas coisas e me faz querer ser uma pessoa melhor a cada dia. Posso dizer que a paternidade foi uma das melhores coisas que aconteceram em minha vida. É claro que tem suas dificuldades, mas cada uma delas vale a pena e não dá a sensação de tempo perdido.”
DIEGO QUINTANILHA, PAI DO ISAAC ROCKEIRINHO.
“Muitos dizem que viver com um rei é esbanjar boemia, privilégios e luxos! Mas para mim, viver como um rei é ser pai de 4 princesas!! Lara (18), Manuela (6), Serena (3) e Clarice (1,5). Minha historia com a paternidade tem uma longa linha do tempo! … Minha primeira nasceu enquanto eu tinha 17 anos, em 2006 e a última nasceu em 2023 e eu já com 33 anos. São momentos distintos para cada uma delas, fases diferentes, momentos diferentes, tudo diferente… Mas posso dizer para todas que, Pai, sou o que sou hoje.. dando suporte, conciliando a vida de todas e dando o meu melhor diariamente quebrando paradigmas internos e brincando de bonecas, pintando unha, dando conselhos e sendo muitas vezes a mão amiga que conversa com cada uma dentro das suas individualidades! Ser Pai é uma tarefa no mínimo complicada, por você orientar, manter e formar uma boa pessoa neste mundo, mas, em contrapartida, cada sorriso é abarrotador! Preenche cada espaço do seu corpo e vibra alegria, renovando sua energia! Como este registro um dia será póstumo, espero eu que tardiamente, deixo aqui uma mensagem: Filhas, o pai ama vocês de um jeito que muitas vezes não sei expressar, mas as lágrimas com que escrevo dizem tudo! Por mais domingos de macarrão em casa!”
TARCISIO MARIANO, PAI DA LARA, DA MANUELA, DA SERENA E DA CLARICE.
“Minha experiência como pai atípico é uma montanha-russa, repleta de altos e baixos. Como todo ser humano, temos dias em que acordamos dispostos e outros não. Para uma criança, não é diferente. Às vezes, ela acorda cheia de energia, e outras vezes, não está de bom humor. Há dias em que ela chora por tudo, quer bater a cabeça a cada “não” que recebe, e precisa de mais cuidado e atenção. Ser pai atípico é uma dádiva. Você aprende a dar valor até mesmo aos momentos em que a criança apenas olha para você. Algo que parece tão simples, mas para mim é uma bênção. Você descobre que é uma vitória quando sua filha finalmente vem para o seu colo. Não é fácil ver nossa filha tão independente e deixar os pais ansiosos por um carinho, um olhar, um gesto ou uma simples palavra. O resumo de tudo é que vemos o amor em cada gesto, em cada passo. Poder brincar junto, sorrir junto, não tem preço. Por isso, aproveite cada minuto, independente se você é ou não um pai atípico.”
ROBSON JULIANO, PAI DA LIZIE.
Depois dessas palavras, o que dizer mais? Para todos os barbudos que estão aí no mundo descobrindo essas novas relações, a BV BRASIL acrescenta só os parabéns por esse mês dos pais!
Sobre a Bearded Villains:
Reunidos em 165 Chapters e presentes em 36 países nos cinco continentes, somos a maior irmandade filantrópica de barbudos no mundo. Em nosso país, seguindo os valores fundamentais de apoio à comunidade local, trabalho voluntário e eventos de caridade da BV Internacional, a Bearded Villains Brasil é o Chapter nacional mais antigo. Em atividade desde novembro de 2015, dividimos com nossos dois outros Chapters Irmãos brasileiros, BV Centro Oeste e BV São Paulo, os mesmos princípios de promoção da ética, paz, cidadania e direitos humanos.
One Reply to “BOLETIM BVBR AGO’24”
Belos textos