BARBA, PARA QUE TE QUERO?

Ela é MENCIONADA, direta ou indiretamente, exatas 22 VEZES nas 25 páginas do nosso COVENANTS & BYLAWS de 20 de agosto de 2022, última atualização do mais importante estatuto contendo as regras e garantias da BEARDED VILLAINS INTERNACIONAL para os Chapters de todo o mundo. Número que sobe para mais de uma centena de vezes se considerarmos sua presença em títulos, rankings e institucionais. Literal ou nominalmente, ela é também parte significativa do cotidiano de todos nós, barbudos da BV BRASIL. Mais do que só um componente estético, e para além dos 4 CM MÍNIMOS que cada um de nós teve de comprovar para iniciarmos na Irmandade, simbolicamente, já foi adotada com DIVERSOS SIGNIFICADOS. Marca de status social, de maturidade, sabedoria, religiosidade, ou da falta dela, além de toda uma série de expressões políticas e ideológicas. No decorrer da História, NUNCA passou DESPERCEBIDA. Então, já estava mais do que na hora de trazê-la para o centro da pauta e fazermos dela tema de uma matéria especial do SALUTE! Sem mais delongas, sras. e srs. com vocês, nossa estrela de hoje, a BARBA.

DA ESQUERDA PARA A DIREITA E DE CIMA PARA BAIXO: BILLY GIBBONS E DUSTY HILL, MACHADO DE ASSIS (SIM, ELE ERA NEGRO), LEÔNIDAS, GANDALF, DUMBLEDORE E AQUAMAN.

Não há como ficar alheio a ela. A barba compõe o visual icônico dos guitarristas Billy Gibbons e Dusty Hill, do ZZ Top, está na principal imagem do mais respeitado escritor brasileiro de todos os tempos, Machado de Assis, e ainda, figura em  personagens marcantes do cinema, de Leônidas, rei espartano e figura histórica do filme “300”, passando por Gandalf e Dumbledore, chegando até a versão mais recente e arrojada de um clássico herói da DC Comics, o Aquaman. Coincidência? Meus amigos, lhes digo que não.

Tirar ou preservar os pelos da face, longe de ser uma decisão trivial, obedece a traços de diferentes culturas espalhadas ao redor do globo. Uma vez que eles assumiram diversos papéis na expressão, regional e temporal, da identidade masculina. Curiosamente, por se tratar de um traço natural do homem, foi a possibilidade de remover a barba que nos permitiu datar o início da sua própria história. Por volta de 30 mil anos atrás, os nossos ancestrais descobriram ser possível remover os pelos com o uso de lascas de pedra afiada e, com isso, tiveram de se ver com a possibilidade de mantê-los ou não. De lá para cá, com a diversificação cultural nos papéis do homem, isso se desdobrou em uma série de conceitos, e diversos preconceitos, em relação à barba. Alguns deles diretamente ligados a criação da BEARDED VILLAINS, para desmistificar a imagem do homem barbudo.

DA ESQUERDA PARA A DIREITA E DE CIMA PARA BAIXO: RODOLFO DINIZ, ROBSON JULIANO, CASSIANO DIAS, WILL MINEIRO, WESLEY DA SILVA (BABU), DOUGLAS WALDBERHT, RAPHAEL LIMA (MARSHALL), MARCOS KOCH (MAAK) E FÁBIO PAZ.

Mas, como nem só entre pelos e lâminas de barbear vive o barbudo, a barba também tem seus prazeres. De acordo com o SEBRAE, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, com o aumento da tendência do uso de barba e bigode nos últimos anos, todo um novo segmento de produtos e serviços ligados ao cuidado e ao bem-estar do homem cresceu junto com esse comportamento. De acordo com pesquisas disponíveis no serviço, esse setor está entre os dez principais segmentos do varejo e o Brasil ocupa o 2º lugar no ranking mundial para produtos masculinos.

Por isso, para falarmos com a certeza de um especialista sobre o assunto, o SALUTE! convidou também para essa conversa nosso irmão e supporter LEANDRO SANTIAGO (37). Natural de São Paulo, mas desde os 16 anos residente de Araucária, região metropolitana de Curitiba, o Léo, que é casado com a Letícia Izabel e pai de dois garotões, Lucas e Luan, é formado em Engenharia de Produção, mas, desde 2014, trabalha com a GLUE HAIR, marca de cosméticos masculinos lançada por ele para elevar a autoestima de homens de todo o Brasil.

Leandro, você teve o primeiro contato com a BV Brasil em 2018, através do nosso antigo e muito saudoso ex Co-Capitão, PAULO JANUÁRIO, o Janu, e, na sequência, conheceu o ROBSON JULIANO, Loyal de Curitiba e pai da Lizie, que, inclusive, foi tema nosso aqui de uma matéria mais que especial sobre autismo. Com o Roju, você aprendeu um pouco mais sobre o nosso Chapter, participou de algumas ações e, nesse ano de 2023, foi ele que te trouxe para a Irmandade. Hoje você é supporter do EVERTON SEIFERT, nosso queridíssimo Nasa, voz e mente criativa por trás do Nasa Rock Radio. Tudo isso nós já ́ sabemos ao seu respeito. Mas a GLUE HAIR, como surgiu?

A Glue Hair surgiu em 2014, na garagem da casa dos meus pais, após eu encerrar a representação de uma marca de cosméticos e entender que havia um movimento acontecendo, o ressurgimento das barbearias e o homem buscando se cuidar mais. O detalhe que mais me motivou a criar a marca, foi que não havia disponível no mercado produtos exclusivos para esse público e também havia um forte tabu de que “homem não se cuida” a ser trabalhado. Daí em diante, começamos a criar nossa linha de produtos, sempre pensando em ativos e benefícios para promover a autoestima do homem. Atualmente, nosso plano é estruturarmos as operações para partirmos para o mercado de exportações. Já recebemos convites, mas não achei viável para o momento. Apesar disso, vamos continuar expandindo com desenvolvimento de produtos que apresentem benefícios e soluções para os nossos clientes, além de descomplicar a forma de cuidar da aparência no dia a dia.

FOTO @LEANDRO_SANTIAGO08

No momento, quais são os produtos e o público da Glue Hair? 

Nossa linha de produtos é composta por cuidados com os cabelos, barbas, barbear e pele. Dentre eles temos: modeladores capilares, shampoo para barba e cabelos, hidratante para barba e cabelos, óleo para barba, creme de barbear e pós barba, sérum facial e acessórios. É uma linha bem completa. E detalhe, o objetivo com cada produto é entregar ao cliente resultados além do esperado. Nosso público é o homem que preza por uma boa aparência e gosta de se cuidar. As mulheres também fazem parte do nosso público, aliás, elas são nossas aliadas, pois através delas conseguimos chegar até o homem como um presente e incentivo para se cuidar.

Aproveitando que a BARBA faz parte dos cuidados diários do homem, quando ela começa a aparecer?

Então, a depender da genética, os primeiros pelos começam a aparecer no rosto do homem entre os 14 e 15 anos. Eu, por exemplo, aos 14 anos, já tinha bigode e uns pelos no queixo que, carinhosamente, os chamava de cavanhaque (risos). A quem dizia que era sujeira (muitos risos). Mas, brincando a parte, isso também varia de pessoa para pessoa. Outro exemplo é meu irmão, que veio a ter os primeiros pelos após os 25 anos. 

Acho que comecei a ter um início de barba também cedo, por volta dos 13 anos. Mas, como por muito tempo a regra no mercado de trabalho era usar o rosto liso, só muitos anos mais tarde fui entender como funcionava ter barba e, mais recentemente, ela longa. Para quem quer deixar a barba crescer, quais são as dicas iniciais?

Ótima pergunta! Os primeiros passos para deixar a barba crescer são: deixar ela crescer (muitos risos)! Parece óbvio, mas tem muita gente que não tem paciência e, como todo barbudo sabe, a barba não é como o cabelo. Ela não cresce tão rápido. Então, ter paciência é imprescindível nesse processo.

Como sou careca, a minha barba cresce, sim, mais rápido do que o cabelo (risos)! Mas, voltando ao início do processo de deixar os pelos mais longos, qual a maior dificuldade de quem quer adotar esse estilo?

Certamente, atravessar a barreira da irritação. Quando deixamos a barba crescer, a pele ainda está sensível aos pelos, que, por serem mais grossos, acabam por irritar o tecido, gerando coceira. Em alguns casos, pode ocorrer também o encravamento dos fios. Nessa situação, indico a utilização de creme, loção ou sérum pós barba para amenizar e acalmar a pele, durante esse período. Nesse início, também é importante começar os primeiros cuidados: limpeza e hidratação. Para isso, indico a utilização de um shampoo próprio para barba e um balm, o creme de hidratação para os pelos. Ambos ajudaram os fios a crescer mais saudáveis. E, quando a barba estiver um pouco maior, a utilização de um óleo, para alinhar os pelos, também é bem indicado.

PRODUTOS GLUE HAIR

E para os barbudos como você, eu e o pessoal da BEARDED VILLAINS, quais são os cuidados que a barba grande pede? 

Para quem possui barba grande, o princípio de tudo não muda, limpeza e hidratação são imprescindíveis no dia a dia. No caso da limpeza, a quem diga que não se deve lavar a barba todos os dias com shampoo, mas eu uso o Barley Shampoo, todos os dias. Nunca tive problema. E olha que minha barba é bem crespa. Após a limpeza, vem a hidratação. Eu uso diariamente, uso o Barley Leave-in, que faz hidratação, nutrição, reconstrução e proteção térmica dos fios. Como eu uso secador com frequência, ele é um grande aliado para não ressecar minha barba. Por fim, uso o óleo (Beard Oil) para completar a hidratação e, muito importante, deixar minha barba alinhada. Para o cotidiano, é interessante o uso do pente de madeira para remover a energia eletrostática dos fios, já que uma boa parcela dos barbudos tem o hábito de ficar mexendo na barba durante o dia. Eu sou desses (risos).

Você citou alguns produtos que são marcas da GLUE HAIR, como a galera pode encontrar?

Todos os produtos indicados, são facilmente encontrados em nosso site. Seguindo periodicamente esses passos, você terá uma barba bonita e bem cuidada.

Léo, para fechar, acho que você tem um presente para a BV BRASIL e para quem acompanhou nosso bate-papo até aqui, não é?

Exatamente! Aproveitando que estamos falando sobre cuidados com a barba e produtos a serem utilizados, quero anunciar que, em parceria com a BV BRASIL, estamos disponibilizando, a partir de hoje,  um CUPOM para COMPRAS no site da GLUE HAIR. Com a utilização dele, além de garantir um desconto em sua compra, você estará AJUDANDO também as AÇÕES SOCIAIS do CHAPTER BRASIL. Uma vez que, através do CÓDIGO DO CUPOM (BVBR10), parte do valor de sua compra será destinado à BVBR. Viu só? Você fica mais bonito e ainda ajuda a fortalecer trabalhos de caridade e voluntariado em todo o Brasil (risos)! Top demais, não é? Então, corre lá no www.gluehair.com.br que o cupom já está valendo!

CUPOM BVBR10

PARA SABER MAIS:

SEBRAE. Ideia de negócios: Como montar uma barbearia. Empreendedorismo. Rio de Janeiro: SEBRAE/RJ, 2022.

Sobre a Bearded Villains:

Reunidos em 165 Chapters e presentes em 36 países nos cinco continentes, somos a maior irmandade filantrópica de barbudos no mundo. Em nosso país, seguindo os valores fundamentais de apoio à comunidade local, trabalho voluntário e eventos de caridade da BV Internacional, a Bearded Villains Brasil é o Chapter nacional mais antigo. Em atividade desde novembro de 2015, dividimos com nossos dois outros Chapters Irmãos brasileiros, BV Centro Oeste e BV São Paulo, os mesmos princípios de promoção da ética, paz, cidadania e direitos humanos.

2 Replies to “BARBA, PARA QUE TE QUERO?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *